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Você sabe o que é automação de conteúdo? Caso desconheça esse termo, saiba que essa é uma das ferramentas mais importantes na atualidade para grande parte das empresas.
Esse é um recurso valioso que vem se consolidando cada vez mais dentro do mercado de marketing digital, devido às suas diversas vantagens.
Com a automação, é possível obter novos e otimizados resultados, possibilitando a marca alcançar mais potenciais leads, gerando mais oportunidades de negócio e aumentando suas vendas.
Quer saber mais sobre o que é automação de conteúdo, o que a torna tão importante e outros detalhes a respeito? Então, continue acompanhando o artigo e boa leitura!
O que é automação de conteúdo
Quando falamos sobre automação de conteúdo, referimo-nos à automação de processos referentes a sua estratégia de marketing de conteúdo.
O que buscamos aqui é identificar tarefas repetitivas que possam ser terceirizadas ou automatizadas por meio de aplicativos e ferramentas, com o objetivo de melhorar a eficácia geral da sua estratégia como um todo, otimizando o seu tempo e reduzindo o esforço da sua equipe de marketing.
Essa otimização pode ser aplicada a praticamente qualquer etapa do processo, ou seja, é possível automatizar desde a criação e desenvolvimento da estratégia até a distribuição e medição dos resultados obtidos.
Como trazer a automação para dentro da sua empresa
Um conteúdo de qualidade requer tanto habilidade quanto prática para ser desenvolvido de maneira correta. Ele precisa de um toque de sensibilidade humana, muito conhecimento criativo e um pouco de arte para ser atrativo. Logo, não é tão simples assim automatizar um conteúdo.
Entretanto, isso não significa que suas estratégias não possam se beneficiar da automação de processos. De fato, as plataformas que permitem automatizar suas abordagens podem fornecer um grande impulso aos esforços do marketing da sua marca.
Tudo, desde a criação de estratégias até a flexibilidade e análise de resultados, pode ser auxiliado pela automação de marketing.
Assim, você pode focar o seu negócio no que ele realmente faz de melhor, enquanto sua divulgação conta para o público como sua solução é eficiente.
Esse é o poder que a automação oferece. Um sistema que permite gerar uma estratégia sólida e um ROI melhor, enquanto as tarefas mais repetitivas, como compartilhar seu material nas redes sociais, por exemplo, são tratadas de forma automática pelo sistema interno da empresa.
Dando início a sua automação
Para começar o seu processo de automação de marketing de conteúdo, é necessário que você tenha e implemente o seguinte:
- Blog corporativo ou site da empresa para que sejam hospedados os materiais desenvolvidos, adaptados para o seu público-alvo;
- Presença em redes sociais para envolver seu potencial lead de maneira mais pessoal e imediata;
- SEO para tornar seu site pesquisável por meio dos motores de busca.
Se você é novo no mundo do marketing digital, o processo de automação poderá parecer bastante complicado, mas, para começar com o pé direito, confira algumas práticas recomendadas para tornar esse processo mais simples!
Escolha a ferramenta certa para o seu negócio
Busque por um software de automação de marketing que acompanha rastreamento por e-mail, rastreamento de visitantes no site, gerenciamento de leads, integração com CRM e redes sociais e que tenha alguns recursos que permitem gerar análises e relatórios.
Caso tenha dificuldade com essa etapa, uma agência de marketing digital pode auxiliar você facilmente.
Otimize seu site
Otimizar seu site é a melhor forma de atrair o público que deseja. Lembre-se de que o perfil do lead começa no primeiro dia. Seu objetivo será criar uma grande lista de e-mails ao longo do tempo.
Tenha uma estratégia de conteúdo funcional
Baseado no perfil de seu usuário, conecte-se àqueles que deixaram suas informações com você enviando a eles conteúdos relevantes, como artigos informativos, white papers, e-books e descontos especiais.
Faça testes A/B
Um programa de automação que tenha recursos de teste A/B ajuda a testar e adaptar as suas mensagens de acordo com as necessidades e preferências da sua clientela.
Tais testes devem permitir que você identifique, localize e atraia leads de alta qualidade e consiga transformá-los em clientes compradores e defensores da marca.
Crie um calendário editorial
E-mails e outros aplicativos de calendário permitem definir lembretes por várias mídias diferentes, como notificações e mensagens de texto, por exemplo.
Defina métricas certas
Utilize sua ferramenta de automação para estabelecer métricas, bem como identificar e pontuar seus leads.
Pratique a personalização
A personalização é outra etapa crucial desse processo, pois ela auxilia na viagem do lead através do funil de vendas, uma vez que permitirá oferecer a ele apenas ofertas direcionadas que sejam baseadas em seu comportamento.
Monitore e avalie continuamente seus resultados
É importante ser rápido o suficiente para que possa responder a alterações nas preferências do seu público. Uma campanha que gera ótimos resultados no início pode não ter o desempenho esperado no próximo mês. Portanto, seja maleável e busque se adaptar.
Relacione-se com seu público
Manter um relacionamento contínuo ajuda a estreitar os laços entre marcas e clientes, sendo um objetivo essencial para melhorar o engajamento. Reter e vender são etapas que devem ser almejadas após melhorar a maneira com que se relaciona com o público.
Criando uma estratégia eficaz de automação
Agora que já sabe o que é automação de conteúdo e como trazê-la para dentro do seu negócio, é importante que entenda como criar uma estratégia eficaz de automação. Para atingir esse objetivo, é importante contar com algumas dicas na hora de elaborar seus planos. Confira!
Planeje com antecedência
Um dos segredos para uma estratégia eficiente é, sem dúvidas, o planejamento. Por isso, uma das regras de automação de marketing de conteúdo é agendar, com antecedência, a maior parte de suas ações.
Assim, sua associação tem a oportunidade de planejar o material de antemão e integrá-lo diretamente às suas metas em longo prazo.
A chave aqui é manter o equilíbrio com o conteúdo in real time com os agendados, obtendo o melhor de ambos.
Suas equipes de conteúdo devem ser capazes de lidar com tal esforço, mas terão dificuldades se a fila de produção estiver congestionada com partes como atualizações adicionais, por exemplo.
Evite a todo custo esse cenário. Mantenha o planejamento e, se identificar que poderá ter problemas, não deixe de investir em mão de obra.
Seja proativo
Para a clientela atual, conveniência não é mais um diferencial, mas sim uma premissa básica.
Agora, as empresas precisam ser cada vez mais proativas. É necessário entender as necessidades do cliente com antecedência, colocando-se de uma maneira que permita a implementação direta de uma possível solução.
Nesse sentido, a automação ajuda a obter os dados que vão lhe permitir realmente conhecer o seu público. Ao utilizar esses dados e transformá-los em informação, é possível começar a segmentar a clientela em diferentes grupos e fornecer serviços direcionados a eles.
Responda de forma rápida e espontaneamente
Como mencionamos acima, a proatividade é uma necessidade para que a marca seja um diferencial para o cliente. Colocar seu conteúdo no lugar antes mesmo que ele saiba que precisa, é o ideal, ainda que nem sempre seja possível.
Você até pode utilizar dados e análises para fazer previsões ou estabelecer estratégias diferentes para proteger suas ações, mas o mercado ou algumas condições sociais amplas podem afetar a indústria de maneira imprevisível e adversa.
É necessário estar preparado para responder a qualquer desafio o quanto antes. A automação, responsável por tarefas mais pesadas, permite que seu tempo seja mais flexível e se adapta bem em cenários onde problemas surgem.
Mantenha o conteúdo sempre dinâmico
Áreas como marketing de conteúdo e automação estão em constante evolução, o que as torna extremamente dinâmicas.
Faz sentido, então, que você introduza um conteúdo mais dinâmico em seu e-mail marketing e em seu site, fornecendo aos visitantes ofertas de materiais relevantes e atualizados para o cenário atual.
Hoje, agências de marketing digital dispõem de ferramentas para fazer o upload de conteúdo personalizado com base na localização e preferência do usuário. Utilize esses recursos e crie um efeito mais personalizado. Esse toque pessoal é fundamental.
Busque a segmentação
Ainda que estejamos cientes dos perfis de compradores, segmentar o seu público-alvo não se limita somente a ele. É necessário reduzir categorias cada vez mais para fornecer uma experiência completa ao cliente.
Portanto, se o perfil de seu comprador não estiver gerando o resultado esperado, segmente novamente e restrinja-o ainda mais. Quanto mais específico você for, maiores são as chances de conseguir uma venda.
Lembre-se de trazer a humanidade para seu material
A automação pode, por vezes, tornar-se robotizada demais. Por mais estranha que essa afirmação pareça, isso impacta diretamente no seu relacionamento com seus leads e clientes já estabelecidos.
Lembre-se de dar um toque humano ao seu material. Adicione “voz” a sua empresa por meio dos conteúdos produzidos, e não deixe de destacar a sua humanidade neles. Você perceberá que o público enxergará sua marca com outros olhos ao utilizar tal abordagem.
Automatize seu conteúdo hoje mesmo!
Agora ficou claro o que é automação de conteúdo, certo?
Não deixe de utilizar esse recurso tão funcional e importante que vai lhe permitir alcançar ainda mais resultados, principalmente em longo prazo, enquanto o coloca cada vez mais próximo do seu público.
Caso tenha dificuldades com a implementação da automação, não deixe de contatar a Inside Digital. Entre em contato hoje mesmo e nos deixe ajudar a elevar ainda mais a sua empresa!